Hoje é o Dia do Trabalho (ou do Trabalhador). Muito bom: dormir até tarde, vegetar o dia inteiro, assistir Tv Globinho, Mais Você, Vídeo Show e outros programas para assistir no feriado.
Aliás, tv é uma coisa estranha, não é? Faça chuva ou faça sol, seja feriado ou não, todos os canais continuam transmitindo sua programação. Será que aquelas pessoas que ficam apertando os botõezinhos dos programas/propagandas na hora certa não tiram férias? Talvez elas revezem. Ou você já ligou na MTV e tinha uma mensagem lá: ''Hoje não haverá nenhum programa sendo exibido porque é Dia do Bombeiro.''. Se fosse assim, quase não haveriam programas sendo exibidos durante o ano, porque quase todo dia é dia de alguma coisa (amanhã eu boto uns estranhos aqui - tenho uma lista bem legal aqui).
Na minha opinião, no dia do trabalho, todos deveriam trabalhar o dia inteiro, sem parar.
Mas como eu sou um ser humano normal, aceito numa boa o fato de que ninguém trabalha/estuda no dia do trabalho.
Com essa minha dúvida cruel (Por quê ninguém trabalha no dia do trabalho??), fui consultar minha enciclopédia: o Google, e lá achei isso:
''Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esse confronto se intensificou, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações dos trabalhadores como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1925 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador foram dadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.''
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola
Legal né?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário